sábado, 1 de dezembro de 2012

Internet – Programas de Afiliados ou Google Adsense?

Em meu site de poesia, o objetivo primário nunca foi ganhar dinheiro. Porém, no ar desde 1999, com custos crescentes devido aos muitos acessos e investimento em propaganda, acabei tentando monetizá-lo e ganhando alguma experiência nisso. Pretendo aqui repassá-la por achar que pode ser útil para o seu site ou blog (ou de sua empresa).
Primeiramente, desconfie de todo site que recomenda programa de afiliados como se fossem maravilhas, dinheiro rápido, etc. Em geral, estes sites ganham por afiliação – ou seja: querem te convencer a se afiliar para que ELES ganhem dinheiro rápido. Não acredite cegamente, mesmo com imagens assim:
Ganhar dinheiro mole: Yeah!
Também pense sempre em seu visitante. Busque anúncios que tenham a ver com o seu site. E não encha as páginas de anúncios, mesmo que seu objetivo maior seja ganhar dinheiro… Muito melhor um anúncio interessante que gere um percentual alto de cliques ou vendas, do que vários onde ninguém clica.
Também não gosto dos banners enormes no meio do texto das postagens. Mesmo que rendam mais cliques, acho que atrapalham demais a leitura dos visitantes. Mas isso é uma opinião pessoal, grandes blogs de sucesso usam isso.
Listarei minhas impressões com cada programa de afiliados abaixo (note que não há link para nada exterior ao site – não estou ganhando nada com isso):
  • Afiliados Submarino – Chegou a vender R$ 5.000 por mês (a maioria em livros), pagando em comissão uns R$ 200 (o que sempre me pareceu pouco, percentualmente). Juntamente com o Google Adsense, foi a parceria mais duradoura e começou a cobrir os custos do site e até a dar algum lucro. Até que um dia eu mesmo comprei produtos e não registraram a venda, nem me deram a comissão. Não responderam aos e-mails que mandei sobre isso durante meses. Considerando tanto desleixo nas respostas, pensando na satisfação dos meus visitantes (havia também problemas nas entregas deles e das Lojas Americanas), tive que terminar a parceria. Em 2012, ainda descobri mais esse escândalo.
  • Hotwords - Uma luta pra instalar e nunca funcionou. O atendimento até que era bom. Mas você passava o mouse sobre uma palavra do tipo “casa” e apareciam anúncios tipo “compre um helicóptero”. Logo, não rendia absolutamente nada que valesse a pena, e eu ainda achava que estragava os textos do site.
  • Afiliados Buscapé e Bondfaro – Lomadee - Tentei com o Buscapé e não rendia nada. Tirei os links. Um tempão depois, em 2012, vi em algum lugar que a Lomadee tinha assumido o programa de afiliados deles e melhorado. Fui logar e não lembrava a senha. Pedi ajuda por e-mail e semanas depois responderam dizendo que meu site não se enquadrava em suas políticas.
  • Afiliados Livraria Cultura – Testei recentemente. Percentual de comissão menor ainda que a do Submarino, mas tentei. Comprei um livro pra testar e entregaram até rápido. Só que percebi que eu só ganhava comissão quando eu mesmo comprava. Parece piada, mas de uns 300 mil visitantes, nunca houve nenhuma venda comissionada. Exceto quando eu mesmo usava para comprar livros e testar. Achei impossível tanta visita e ninguém ter comprado nada e tirei os links.
  • Afiliados Mercado Livre – Tentei há séculos atrás e não rendia nada. Tirei os links. Em 2013, acabaram com o programa. Aparentemente, era um fracasso generalizado, não apenas no meu site.
  • Google Adsense - Várias vantagens: Paga por clique e não por venda. Efetua o pagamento sem problemas. Tem ótimas dicas para melhorar o desempenho dos anúncios. Porém, para sites de poesia, o CTR e CPC são sempre muito baixos… 
Conclusão (para o meu caso): Se não fosse o Google Adsense, A Magia da Poesia não seria quase auto-sustentável… Programa nenhum de afiliados valeu a pena.
OBS.: Em 2016, tentei de novos afiliados, ainda testando, através do sistema cityads, outra bosta. Uma promoção que tinha a ver com meu público alvo chegou a meio milhão de pessoas e os números de hits e visualizações e vendas totalmente sem sentido me deram uma comissão de 30 e poucos reais. Continua uma piada os sistemas por CPA. Para completar, só depois fui ver que o mínimo para pagarem é 300 reais. Ou seja, ainda ficaram com os 30 reais. Em 2017, clickio, outro fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário